Declaração pré-preenchida 2025: como funciona e como preencher?
A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda é uma ferramenta disponibilizada pela Receita Federal para auxiliar na entrega do seu Imposto de Renda, e como o próprio nome já diz, ela já vem preenchida com algumas informações fornecidas por empresas, bancos e instituições financeiras.
Por exemplo, as informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos.
A declaração pré-preenchida facilita o processo de declaração do Imposto de Renda, pois o contribuinte não precisa preencher manualmente todas as informações. No entanto, é importante verificar cuidadosamente os dados fornecidos na declaração pré-preenchida e fazer as correções necessárias, se houver.
Entre as vantagens de optar pela declaração pré-preenchida está a prioridade na hora de receber a restituição.
Quais as informações que vêm preenchidas na declaração pré-preenchida?
Dados da sua empresa empregadora (fontes pagadoras) são obtidos na Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), enviada pelas empresas.
Informações imobiliárias são obtidas na Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob), que é enviada por imobiliárias.
Os cartórios enviam a Declaração sobre Operações Imobiliárias (DOI), permitindo à Receita acessar mais dados sobre seus imóveis.
Seus dados sobre planos de saúde são informados pela Declaração de Serviços Médicos (DMED), que é enviada por prestadoras de serviços de saúde.
As informações financeiras são adquiridas através da e-Financeira, enviada pelas instituições financeiras.
As corretoras de criptomoedas devem enviar informações sobre seus criptoativos.
Como fazer a declaração pré-preenchida?
Você pode acessar a declaração pré-preenchida de dois jeitos: pelo site da Receita Federal, pelo programa de computador da Receita Federal ou pelo celular ou tablet via app.
Independentemente da escolha, o passo a passo de como entregar a declaração é parecido.
Faça o download do programa do IRPF, utilize o site do e-CAC ou entre no app
Faça login com seu CPF e senha gov.br
Clique em “preencher declaração” ou “nova”
Aguarde a importação de dados
Cheque as informações
Envie a declaração
Faça o download do programa
Para realizar o download do programa, acesse o portal do Meu Imposto de Renda da Receita Federal, clique em “Fazer Declaração”, na próxima tela, clique em “Iniciar”, e na terceira página, selecione a opção “Baixar Programa” no canto direito da tela.
Na sequência, iniciará o download do programa em sua máquina, e assim que o download concluir, basta seguir com as etapas de instalação.
Assim que a instalação for concluída, aparecerá em sua Área de Trabalho o ícone do programa para acessá-lo.
Faça login com seu CPF e senha gov.br
Com o programa aberto, você precisará fazer login com o seu CPF e sua senha da conta gov.br, que precisa estar no nível prata ou ouro.
Após fazer o login, é só clicar em “Nova” e selecionar a opção “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida”, além de informar se deseja importar os dados de sua própria declaração, ou da declaração de algum terceiro onde possui procuração de acesso.
Aguarde a importação de dados
Neste momento, o programa iniciará a importação dos dados já pré-preenchidos pela Receita Federal, e assim que finalizar, você já pode iniciar sua declaração.
É importante conferir todos os dados trazidos pela Receita Federal, para evitar qualquer tipo de problema após a entrega da declaração, então se identificar que algum valor está incorreto, é só clicar na opção “editar” e ajustar para o valor certo.
Além disso, se sentiu falta de alguma informação que não foi preenchida, como outras fontes de renda, despesas ou bens, adicione tudo na hora. A Receita Federal, embora forneça tais dados, reforça que é responsabilidade do contribuinte garantir a integridade das informações.
Cheque as informações.
Antes de enviar, faça uma última revisão, pra ver se não ficou nada de fora ou se teve algum erro de digitação. Inclusive, o próprio programa da Receita Federal possui uma ferramenta para validar se tem algum erro que precisa ser corrigido, antes de entregar a declaração.
Envie a declaração.
Quando estiver tudo certo, é só clicar em “Enviar Declaração” e pronto.
Como incluir dependentes na declaração pré-preenchida?
A partir de 2021, os contribuintes podem obter as informações pré-preenchidas de seus dependentes na declaração, desde que o dependente forneça uma procuração digital ao titular da declaração antes do download das informações.
Para fazer a procuração digital, é necessário acessar o e-CAC e procurar pelo serviço “Procuração para acesso ao e-CAC”. Para isso, você precisa ter uma conta gov.br prata ou ouro e ter em mãos a documentação obrigatória, como o documento de identidade de ambos.
Outra pessoa pode enviar a minha declaração pré-preenchida?
Sim, pode. O contribuinte pode autorizar outra pessoa física a elaborar e transmitir a sua Declaração de Ajuste Anual, inclusive acessar os dados da Declaração de Ajuste Anual Pré-Preenchida.
Para isso, é necessário que o titular da declaração conceda a autorização. Veja como fazer:
Ambas as partes (autorizante e autorizado) devem possuir conta Gov.br de nível ouro ou prata.
A autorização de acesso somente será possível para a declaração pré-preenchida realizada nas plataformas online (Portal e-CAC) ou no aplicativo Meu Imposto de Renda.
O autorizante poderá conceder acesso a apenas um único CPF e tem validade de 6 meses.
O autorizado poderá ter acesso, no máximo, a 20 contribuintes diferentes.
A Procuração Eletrônica para Pessoa Física e Pessoa Jurídica continua sendo uma alternativa válida à Autorização de Acesso, podendo ser utilizada para a representação em todos os serviços disponíveis no e-CAC