O que faz um contador? 

Se você procurar a palavra “contador” no dicionário, uma das definições é: 

“Pessoa que se encarrega da escrituração das contas das empresas mercantis; contabilista, diplomado em contabilidade”. 

Na prática, o papel de um contador vai muito além disso. Esse profissional é o responsável por garantir que todas as obrigações fiscais e tributárias de um negócio sejam cumpridas. 

É ele quem vai fazer o acompanhamento das movimentações financeiras da empresa assistida, considerando as suas entradas e saídas e avaliando lucros e prejuízos. 

Se listarmos os principais serviços contábeis prestados por um escritório de contabilidade temos: 

  • Abertura de empresa, que inclui definição da CNAE, Classificação Nacional de Atividades Econômicas; escolha do regime tributário, da natureza jurídica e outros pontos relacionados; 
  • Escrituração tributária e escrituração contábil, tais como geração do DRE, Demonstrativo do Resultado do Exercício; balancete, balanço patrimonial etc; 
  • Entrega das obrigações acessórias, entre elas DIRF, Declaração de Imposto Retido na Fonte, RAIS, Relação Anual de Informações Sociais e outras; 
  • emissão de certidões negativas de débito; 
  • Diferentes serviços de assessoria, por exemplo, assessoria trabalhista, assessoria para gestão financeira, assessoria para planejamento tributário; 
  • Migração de um regime tributário para outro; 
  • Encerramento de empresas. 

O que é Contabilidade Consultiva? 

É bem importante destacar que, com o passar dos anos, a participação do contador no crescimento das empresas que assiste ganhou ainda mais peso, o que levou também à mudança do seu papel nesses negócios. 

O profissional contábil passou a ter uma atuação mais estratégica e a utilizar os dados apurados da gestão financeira do cliente como base para ajudá-lo em tomadas de decisão significativas para a empresa. 

Trata-se da Contabilidade Consultiva, modelo de serviço contábil no qual o contador atua mais próximo dos seus clientes.  

Para isso, ele faz uma análise mais profunda dos resultados apresentados pelo negócio e, se baseando nos números obtidos, realiza um diagnóstico e sugere ao empreendedor o que pode ser feito para a empresa crescer e ter sucesso. 

Em resumo, o contador deixa de apenas cumprir as obrigações legais da sua profissão, e se torna parceiro do seu cliente na jornada pelo crescimento do seu negócio. 

Como são cobrados os honorários do contador? 

Mas quais seriam os preços desses serviços de contabilidade que acabamos de citar? A definição dos valores cobrados por um contador depende de uma série de critérios. 

Quanto a isso, é preciso deixar claro que, ao contrário do que acontece em outras profissões, como no caso dos advogados, o conselho de classe dos contadores (CFC, Conselho Federal de Contabilidade) não define uma tabela base de valores que podem ser cobrados. 

Assim, os preços dos serviços de contabilidade podem ser sugeridos por cada sindicato. Mas ainda que haja essa determinação, não são todos que fazem isso, visto a dificuldade de padronizar valores desse setor. 

Isso acaba dando aos escritórios de contabilidade liberdade para definir os seus próprios preços. 

Considerando esses pontos, a definição dos honorários de um contador se baseia nos seguintes critérios: 

  • Porte da empresa a ser assistida; 
  • Setor econômico de atuação do negócio; 
  • Faturamento obtido pela empresa, tanto mensal quanto anual; 
  • Quantidade de notas fiscais geradas; 
  • Quantidade de funcionários que compõem a folha de pagamento; 
  • Quantidade de documentos e de lançamentos contábeis que precisam ser feitos; 
  • Regime tributário escolhido. 

O motivo de considerar esses parâmetros na hora de definir os preços dos serviços de contabilidade é bastante compreensível: quanto maior e mais complexo for o negócio, mais tempo e dedicação vai exigir do escritório contábil. 

Por exemplo, empresas de grande porte têm rotinas fiscais, contábeis e trabalhistas em volumes muito maiores do que as empresas de pequeno porte.  

O mesmo princípio vale para a questão do faturamento e da quantidade de notas fiscais geradas pelo negócio. 

O número de funcionários contratados, por sua vez, impacta na gestão da folha de pagamento e na emissão de documentos como guias de INSS, recolhimento de FGTS, preenchimento do CAGED, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, entre outras tarefas. 

Os preços de serviços de contabilidade valem a pena? 

Sim! Os preços de serviços de contabilidade, especialmente os praticados pelos escritórios de contabilidade on-line, como a A7 Contábil, valem a pena por inúmeros motivos. 

O primeiro é que você estará cumprindo uma determinação legal, a qual orienta que toda empresa deve ter a assistência de um contador para providenciar o atendimento das suas obrigações fiscais e tributárias. 

O segundo motivo é que, a maioria dos serviços contábeis são bastante complexos, o que requer bom conhecimento para realizá-los. Falhas podem levar a sérios problemas com os órgãos fiscalizadores, bem como comprometer a saúde financeira da sua empresa. 

Por isso, deixar essas questões nas mãos de quem entende do assunto vai garantir que isso não aconteça, além de lhe dar mais tempo para cuidar de outros pontos tão importantes quanto do seu negócio. 

Agora, se formos listar os motivos pelos quais você deve contratar um escritório de contabilidade on-line, além dos que acabamos de citar, também se destacam: 

  • preços dos serviços de contabilidade mais competitivos e justos; 
  • facilidade nos processos; 
  • transparência; 
  • tempo de resposta menor. 

Compartilhar:

Contato Rápido

2

Recolhimento dos Impostos

Apuração de impostos estaduais (ICMS), federais (IRPJ, IRPF, IPI) e municipais (ISS) quando necessários.

3

Abertura de empresa

Somos especialistas em abertura de empresas e gestão de contabilidade.

Veja no Blog

Posts Relacionados

Declaração IMPOSTO DE RENDA

2025

Fale com um contador online.

Abertura de empresa CNPJ

GRÁTIS

cadastre seu e-mail