O que é Contabilidade Governamental?

Somos uma empresa de serviços de contabilidade constituída por profissionais com larga experiência nas áreas de gestão empresarial.

0
+
Clientes atendidos

A7 Assessoria Contábil

A7 Assessoria Contábil

A contabilidade governamental, também conhecida como contabilidade pública, é o ramo da contabilidade que se dedica aos registros, controles e demonstrações dos atos e fatos financeiros, orçamentários e patrimoniais do setor público.

A contabilidade governamental, também conhecida como contabilidade pública, é o ramo da contabilidade que se dedica aos registros, controles e demonstrações dos atos e fatos financeiros, orçamentários e patrimoniais do setor público. 
 
Objetivos 
 
  • Garantir a transparência e a prestação de contas na gestão dos recursos públicos
  • Fiscalizar administradores
  • Prezar pela transparência e cumprimento da legislação
  • Aumentar a confiança do público nas instituições governamentais
  • Facilitar a fiscalização por parte de órgãos de controle e da sociedade civil
Principais funções 
 
  • Registrar, controlar e demonstrar a execução dos orçamentos
  • Analisar e controlar o patrimônio da entidade pública
  • Acompanhar a execução do orçamento público
  • Demonstrar as mutações ocorridas e os resultados obtidos em determinado período
 
Normas
A contabilidade pública no Brasil é norteada por uma série de leis, normas e pareces de entidades específicas da área. Um dos principais dispositivos legais é a Lei 4.320/64. 

Conceito de contabilidade governamental.

A contabilidade é a técnica e ciência que fornece informação de utilidade para a tomada de decisões financeiras. O contabilista encarrega-se de estudar o património de uma entidade e coloca os seus resultados num estado financeiro que supõe um resumo da situação económica.

Governamental, por outro lado, diz-se daquilo que pertence ou que é relativo ao governo do Estado. Pode-se dizer que o governo está vinculado à condução política, ao passo que o Estado é uma forma de organização social soberana e A contabilidade governamental, por conseguinte, é o tipo de contabilidade que regista as operações financeiras das entidades e dependências da administração pública.

Todos os eventos económicos quantificáveis que afectem o Estado fazem parte do interesse da contabilidade governamental.

Através da contabilidade governamental, os dirigentes a cargo da condução do Estado devem prestar contas aos organismos competentes para mostrarem como administram o dinheiro público.

Da mesma forma, a contabilidade governamental é uma ferramenta imprescindível para a elaboração do orçamento. Embora dependa de cada constituição, o mais habitual é que o orçamento seja submetido a debate parlamentar. A informação que permite defender ou criticar o orçamento procede dos balanços oferecidos pela contabilidade governamental.

É importante destacar que a contabilidade governamental é regida por diversas leis e regulada por várias instituições. O objectivo não é que o governo em vigor aproveite a sua posição para usar os fundos estatais segundo a sua conveniência e interesses, mas que a gestão financeira seja transparente.

Serviços de Contabilidade

Os nossos serviços contábeis podem incluir:

Controle de custos

Analisar despesas operacionais e definir estratégias para aumentar a eficiência financeira

Planejamento tributário

Preparar impostos e cumprir obrigações fiscais

Auditoria

Oferecer uma visão independente das finanças de uma empresa

Assessoria trabalhista

Gerir admissões e demissões, e emitir guias trabalhistas e previdenciárias

Declaração IMPOSTO DE RENDA

2025

Fale com um contador online.

Abertura de empresa CNPJ

GRÁTIS

cadastre seu e-mail