O que é Contador ou Contabilista?
Somos uma empresa de serviços de contabilidade constituída por profissionais com larga experiência nas áreas de gestão empresarial.
+
Clientes atendidos
A7 Assessoria Contábil
Contador e contabilista são termos que se referem ao mesmo profissional, diplomado em Ciências Contábeis.
- O contador é um profissional com formação superior em Ciências Contábeis.
- O contabilista pode ser um profissional de nível técnico ou superior.
- O contador pode atuar em diversas áreas, como gestão de empresas, controladoria, auditoria, perícia, mercado de seguros, entre outras.
- O contabilista é responsável por registrar, organizar, analisar e reportar dados financeiros.
- O contador deve se registrar no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do seu estado.
- O contador deve ser aprovado no Exame de Suficiência, que valida sua competência técnica.
- O contador orienta o empreendedor sobre os trâmites de legislação municipal, estadual e federal.
- O contador ajuda a evitar erros, cobranças indevidas e a manter a empresa dentro da lei.
O que é Contador ou contabilista?
Você está montando sua empresa, ampliando seu negócio ou está simplesmente perdido na burocracia sobre impostos e taxas e não está tendo um bom retorno do escritório ou da pessoa que cuida da sua contabilidade?
Bem, pode estar na hora de buscar ajuda profissional qualificada.
O contador, ou contabilista, é o profissional diplomado em Ciências Contábeis, com curso superior. Com essa formação, o profissional está habilitado a exercer funções ou prestar serviços nas áreas financeira, atuarial, econômica e patrimonial de uma empresa.
Ele pode trabalhar com gestão de empresas, mercado de seguros, controladoria, perícia e auditoria e precisa estar credenciado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Na hora de abrir uma empresa, por exemplo, é o profissional indicado para auxiliar nos trâmites, recomendar o regime tributário mais adequado e apurar os impostos.
Quais são as áreas que o contador pode atuar?
O profissional de contabilidade – contador ou contabilista, está habilitado a exercer funções ou prestar serviços nas seguintes áreas:
financeira
atuarial
econômica
patrimonial
gestão de empresas
mercado de seguros
controladoria
perícia
auditoria.
Técnico em Contabilidade pode ser uma boa para meu negócio?
O técnico em contabilidade ou técnico contábil exerce funções muito parecidas com as do contador, mas mais com restrições, pois sua formação é de nível médio ou técnico. Profissional reconhecido pelos órgãos de classe, pode, assim como o contador, cuidar da parte financeira de empresas, ser responsável por prestações de contas de instituições, trabalhar com escrituração fiscal, registro e lançamentos contábeis, cálculo de impostos, juros e taxas; receitas e despesas; elaboração de registros financeiros e balancetes e, ainda, análise de contas e controle patrimonial.
Na verdade, são atribuições muito semelhantes, e o trabalho de um técnico contábil associado a de um contador, podem ser muito relevantes como uma assessoria para a sua empresa ou negócio. A principal diferença entre as duas funções é que o contador pode ser responsável pela contabilidade de uma empresa enquanto o técnico contábil ou de contabilidade, não.
E mais. Trabalhos de consultoria, auditoria, perícias judiciais e extrajudiciais e de análise de balanços somente podem ser feitos pelo profissional com curso superior, o contador, com está previsto na lei e disponível na página do Conselho Federal de Contabilidade ou nos CRCs (Conselhos Regionais).
Qual é o correto contador ou contabilista?
Popularmente na origem, contabilista está associado ao técnico em contabilidade que, mais antigamente, era chamado de “guarda livros”. Mas, na verdade, o termo designa o profissional que trabalha com contabilidade, ou seja o contador. Não existe diferença entre os dois termos e podem ser usados da mesma maneira.
É melhor ter um contador na empresa ou terceirizado?
Você pode optar pelas duas situações, mas dependendo do seu porte, ter uma equipe própria vai tornar o negócio dispendioso. O ideal é você optar por um serviço terceirizado, compatível com o seu faturamento e perspectiva de médio prazo. A segunda opção que você terá que fazer é se um contador supre a sua necessidade (atendimento, preço, segurança e qualidade) ou você vai adquirir os serviços de uma empresa de contabilidade.
Os nossos serviços contábeis podem incluir:
Controle de custos
Analisar despesas operacionais e definir estratégias para aumentar a eficiência financeira
Planejamento tributário
Preparar impostos e cumprir obrigações fiscais
Auditoria
Oferecer uma visão independente das finanças de uma empresa
Assessoria trabalhista
Gerir admissões e demissões, e emitir guias trabalhistas e previdenciárias